O Dia Mundial da Atividade Física

06/04/2010

O Dia Mundial da Atividade Física

O Dia Mundial Da Atividade Fisica

O Dia Mundial da Atividade Física – Agita Mundo proposto pelo Programa Agita São Paulo, foi criado pela Organização Mundial da Saúde - OMS, com o intuito a promover uma grande mobilização mundial para a reflexão e a realização de ações a favor da adoção de estilo de vida mais ativo, buscando uma melhor condição de saúde, bem-estar e qualidade de vida das populações em todo o mundo. Desde 2005 os organizadores do evento optaram por eleger um tema central, que direcionasse o foco das discussões, e para o ano de o tema escolhido foi: “Cidades Ativas, Vida Saudável”, o objetivo dos organizadores com a proposta deste tema é levar as pessoas a refletirem sobre o seu ambiente externo e de como ele interfere na prática da atividade física no que se refere à estrutura física e clima social para a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

COMO NASCEU?

A partir do sucesso e repercussão mundial do Programa Agita São Paulo lançado em 1996, em 2002 a OMS decidi celebrar o DIA MUNDIAL DA SAÚDE com o tema ATIVIDADE FÍSICA - “Move For Health”, escolhendo pela primeira vez na história desta data uma cidade da América do Sul, São Paulo como sede das celebrações deste evento, em reconhecimento ao sucesso do PROGRAMA AGITA SÃO PAULO. Neste ano, portanto São Paulo realizou uma grande festa para celebrar a data com a presença da Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde, nesta data também o então governador de São Paulo Geraldo Alckmin assina o decreto estadual determinando o dia 6 de abril como Dia Estadual da Atividade Física. A partir deste ano a OMS decreta que no dia 6 de Abril passe a ser celebrado como DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA. Desde então a data vem sendo comemorada anualmente nos diversos países membros da OMS que integram a Rede Mundial da Atividade Física, Agita Mundo Network instituição criada para difundir o conceito de estilo de vida ativo, bem como capacitar multiplicadores e organizar eventos por todo o mundo. Em 2009 foram mobilizadas mais de 800.000 pessoas em mais 2.900 eventos, envolvendo mais de 57 cidades em 9 estados Brasileiros e mais de 1236 eventos em 3 continentes, totalizando 108 cidades em 27 países. Ao longo dos últimos anos, foram realizados mais de 6.000 eventos nos 5 continentes, envolvendo milhões de pessoas.

QUEM ORGANIZA?

Sob a coordenação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS e da Secretaria de Estado da Saúde o evento AGITA MUNDO - DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA, esta sendo organizando a partir da mobilização dos mais de 350 parceiros do Programa Agita São Paulo, pela Rede Agita MUNDO - DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA, esta sendo organizando a partir da mobilização dos mais de 350 parceiros do Programa Agita São Paulo, pela Rede Agita Brasil em diversas cidades por todo o território nacional, desde de 2008 e 2009 o Ministério da Saúde também mobiliza sua rede para celebrar a data, a RAFA - Rede de Atividade Física das Américas através dos programas regionais das cidades nos diferentes países da América Latina e dos mais de 40 países nos 5 diferentes continentes que formam a Rede Agita Mundo.

O QUE ACONTECE?

A Rede Agita Mundo organiza um site para que as instituições parceiras das diferentes redes do Agita, (Agita Sampa, Agita São Paulo, Agita Brasil, RAFA e Agita Mundo) cadastrem seus eventos, inclusive indicando uma expectativa de público participante. Até o momento temos registrado XXX eventos, envolvendo mais de Meio Milhão de Pessoas, no Estado de São Paulo são 132 cidades, 15 Estados no Brasil e 16 Países em diferentes partes do mundo, em função da celebração ser ao longo da semana de 4 a 11 de abril, esperamos novos registros ao longo deste período. Dentre os principais eventos que farão parte das atividades de celebração do Dia Mundial e Estadual da Atividade Física - Agita Mundo.. O principal evento da data será a Caminhada Agita Mundo no dia 11 de abril com a previsão da participação de mais de 20 mil pessoas, que partirão às 9h da AV. Paulista atrás do MASP pelas ruas dos jardins até o estacionamento da Assembléia Legislativa no Ibirapuera. Dando continuidade as comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, na terça feira dia 6 de abril acontece a VI Mostra de Boas Práticas na Associação Paulista de Medicina de São Paulo, na Av. Brig. Luis Antônio 278, a partir das 8h30 da manhã. Na ocasião serão apresentadas as experiências bem sucedidas do ano de 2009 por Instituições Públicas, Departamentos Regionais da Saúde do estado, Instituições Privadas e Instituições da Sociedade Civil Organizada; com o intuito de demonstrar brevemente a dimensão que o programa Agita São Paulo alcançou nos seus 13 anos de atividades, bem como apresentar as intervenções mais exitosas nesta área da promoção da atividade física e da saúde.

QUEM PARTICIPA?

A Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Agita Sampa, Secretarias Municipais de Esporte, Educação, Saúde e Gestão e diversas Subprefeituras estarão Agitando durante esta semana. O Governo do estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Meio Ambiente também participam das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física. Mais de 50 Cidades do Interior de São Paulo estão mobilizadas também para Agitar nesta semana. Na Rede Agita Brasil temos o registro de 10 Estados, o Ministério da Saúde está mobilizando toda a sua rede por todo o território nacional para que realizem ações para celebrar a data. As celebrações do Dia Mundial da Atividade Física "Agita Mundo", na Rede Agita Mundo já conta para esta edição do evento com a adesão de 25 países: Paquistão, Emirados Árabes e Ilhas Salomão, Índia, ao lado de países mais tradicionais como Austrália, Canadá, EUA, Portugal, na América Latina temos Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México e Venezuela, Itália, Paquistão, Finlândia, Inglaterra, Escócia, Espanha, Jamaica, Índia, Canadá. Totalizando mais de 415 eventos envolvendo cerca de 4 milhões e meio de pessoas.

PERCURSO DA CAMINHADA:

- Horário: previsão da saída 9:30 horas (horário em que a caminhada efetivamente estará acontecendo).
- Saída: a concentração sai da Rua Carlos Comenale, sobe a Rua Peixoto Gomide, atravessa a Av. Paulista, continua pela Peixoto Gomide, desce até a Al. Santos na Praça Alexandre Gusmão onde estará estacionado o Trio Elétrico.
- Abertura Oficial: ao encontrar o trio elétrico, a caminhada será interrompida para que os participantes ouçam o Hino Nacional Brasileiro (tradicionalmente realizado neste local).
- Seqüência da Caminhada: segue reto na Al. Santos até a Pamplona, desce reto até a Rua Caconde onde vira à direita, segue em frente até cruzar a Brigadeiro Luís Antonio, atravessa a mesma e segue pela Rua Jundiaí até a Rua Manoel de Nóbrega. Segue à direita na Rua Manoel de Nóbrega até a Rua Marechal Estênio Albuquerque Lima (esquerda) e desce até a Rua Abílio Soares e entra no estacionamento da Assembléia Legislativa.

Mais informações:
www.agitamundo.org/site_br.htm

ACADEMIA ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

ACADEMIA HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br
PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Mapa Wall
Visa
Malhe e pague com cartões Visa.
Satisfacao Garantida
Valor Titulo Remido Wall Street

Tags da Academia