Suor, areia ou protetor solar em contato com as vistas podem ser um grande incomodo durante a corrida e atrapalhar o desempenho dos atletas

06/04/2010

Suor, areia ou protetor solar em contato com as vistas podem ser um grande incomodo durante a corrida e atrapalhar o desempenho dos atletas

Suor Areia Ou Protetor Solar Em Contato Com As Vistas Podem Ser Um Grande Incomodo Durante A Corrida Atrapalhar O Desempenho Dos Atletas

Suor, areia ou protetor solar em contato com as vistas podem ser um grande incomodo durante a corrida e atrapalhar o desempenho dos atletas

Na hora de correr, a maioria dos atletas se preocupa com o tecido da roupa que usará, com a tecnologia do tênis que dará suas passadas, com o conforto, tudo para não perder um dia sequer de treino por lesão ou pelo desgaste físico. Mas e com os olhos? Poucos atletas ainda se preocupam com a proteção da visão, que pode influenciar diretamente na corrida.

Incômodos e desconforto na região são passíveis de ocorrer, fazendo com que o atleta não exerça sua melhor performance. “As pessoas devem prestar mais atenção aos olhos na hora de correr. A alta presença ou ausência de claridade, suor, areia e protetor solar são um dos grandes motivos para os problemas de visão durante a prova e treinamentos”, diz Ricardo Arap, diretor técnico da Race Consultoria Esportiva.

Prevenção dos riscos

Correr ao ar livre pode deixar o corredor vulnerável a irritações oculares, principalmente nos dias de muito calor, já que há o contato direto do sol, e de extremo frio, pois o vento gelado pode ressecar a superfície dos olhos, fato que também ocorre no clima quente.

Dica comum entre os treinadores e oftalmologistas, o uso de um óculos de proteção (produto especial para a prática do esporte, que protege melhor a visão) pode ser uma boa pedida para que não ocorram maiores problemas com a visão do atleta. “Se a corrida ocorrer em local onde haja areia ou poeira como, por exemplo, na praia, sugere-se a utilização de óculos protetores, que além de evitarem a entrada de partículas estranhas também impedem que o suor, gerado pela exposição ao calor, penetre nos olhos”, explica Norma Allemann, oftalmologista do Fleury Medicina e Saúde.

Entretanto, quando não há possibilidade do uso do óculos, outras medidas rápidas podem ser tomadas sem agredir os olhos do corredor. O uso do colírio pode ser um grande aliado para combater esses problemas, já que com o uso contínuo, a lubrificação dos olhos irá ocorrer naturalmente, expelindo com maior facilidade os objetos estranhos. É necessário aplicá-lo antes e depois do exercício para melhor resultado.

Quem possui tendência à conjuntivite alérgica ou com a produção demasiada de lágrimas devem tomar uma rotina mais cautelosa, não deixando os olhos sem nenhum medicamento enquanto pratica a corrida.

Sintomas

Ao entrar em contato com os olhos, os objetos estranhos são naturalmente expulsos por meio das vias lacrimais. Porém, o protetor solar tem uma composição e textura diferentes dos outros objetos, e podem incomodar mais quando em caírem na região.

“No caso do protetor solar, se uma pequena fração cair nos olhos e ocorrer sensação de ardor ocular, então haverá uma irritação momentânea no local. Como reflexo dessa irritação também ocorrerá um lacrimejamento natural nos olhos, que diluirá o protetor na lágrima, fazendo com que o ardor diminua ou cesse. Entretanto, se cair uma grande quantidade de protetor, o ideal é lavar os olhos com água corrente ou com colírio lubrificante”, recomenda Norma.

Sendo assim, ao passar o protetor no rosto, além de esperar o produto secar, deve-se retirar os excessos que se localizam, na maioria das vezes, nas sobrancelhas e cílios, que podem descer aos olhos devido ao suor que ocorrerá na face do corredor.

A lente de contato também pode ser uma barreira, principalmente nos dias quentes, para os corredores que a necessitam para poder dar suas passadas. Sendo assim, a melhor maneira de conseguir se habituar à presença das lentes na corrida é usando uma gota de colírio lubrificante logo após o treinamento ou prova, deixando-a em perfeito estado.

ACADEMIA ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

ACADEMIA HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br
PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Mapa Wall
Visa
Malhe e pague com cartões Visa.
Satisfacao Garantida
Valor Titulo Remido Wall Street

Tags da Academia