Nova pesquisa neurológica mostra que aprender com o fracasso é mais difícil porque a mente ignora nossos equívocos

07/04/2010

Nova pesquisa neurológica mostra que aprender com o fracasso é mais difícil porque a mente ignora nossos equívocos

Nova Pesquisa Neurologica Mostra Que Aprender Com O Fracasso E Mais Dificil Porque A Mente Ignora Nossos Equivocos

Nova pesquisa neurológica mostra que aprender com o fracasso é mais difícil porque a mente ignora nossos equívocos.

A capacidade de aprender com os próprios erros é uma qualidade tão desejável quanto rara. Mesmo sabendo que deveria ser fácil evitar a repetição de equívocos, seja na vida ou no trabalho, todos reconhecemos que nem sempre a realidade é tão simples. O neurocientista Earl Miller, chefe de pesquisa do Picower Institute for Learning and Memory do MIT, tem uma explicação para essa dificuldade: é mais fácil para o cérebro aprender com os acertos.

Miller defende essa tese em um estudo que se tornou um dos papers mais citados pela comunidade científica norte-americana e europeia no ano passado, segundo a revista científica The Scientist. O estudo também foi divulgado na revista Neuron.

Uma das descobertas da neurociência é que o cérebro possui a capacidade de mudar a si mesmo (o que inclui estimular uma área cerebral em detrimento de outra) – fenômeno conhecido como neuroplasticidade. Até agora, não se sabia o que deflagrava no cérebro este fenômeno.

Miller diz que é o sucesso. Surpreendentemente, o fracasso não tem impacto na plasticidade cerebral. “Estas conclusões podem ser cruciais para entendermos e aprimorarmos o modo como ensinamos e motivamos as pessoas”, diz o cientista.

A pesquisa de Miller baseou-se no estudo do cérebro de macacos. Sua equipe deu aos animais uma tarefa simples: eles deveriam escolher uma entre duas imagens. Quando escolhiam a imagem A, deveriam olhar para a esquerda. Caso a escolha fosse a B, deveriam olhar para a direita.

Os macacos que olhavam na direção correta eram recompensados com suco de frutas. As funções cerebrais dos macacos foram acompanhadas ao longo do estudo. “Neurônios no córtex pré-frontal, região onde o cérebro registra o sucesso ou o fracasso, ficavam estimulados depois da tentativa bem-sucedida”, diz o cientista.

A estimulação durava vários segundos, tornando o cérebro mais eficiente na execução da tarefa na segunda vez. O fracasso, por sua vez, não provocava alterações na atividade cerebral. Ou seja, o cérebro dos macacos não acumulou informações sobre o que dava errado. Ao errar uma vez, isso não o impedia de continuar errando. Ao acertar, porém, o macaco se tornava cada vez mais hábil para continuar acertando.

Isso quer dizer que estamos condenados a repetir o fracasso? Não necessariamente, diz Miller. “Note bem que essa pesquisa envolveu apenas a recompensa, e não a punição”, diz ele, contemporizando. O cérebro aprende com o erro, mas de forma mais dura. Ratos aprendem com choques no laboratório. Seres humanos aprendem repetindo de ano, perdendo na bolsa, sendo demitidos. Mas o aprendizado pelo sucesso é mais fácil e, segundo a equipe do MIT, mais efetivo.

O cérebro gosta mais de aprender com os acertos do que com os erros.

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