Hábitos alimentares dos brasileiros

12/10/2010

Hábitos alimentares dos brasileiros

Habitos Alimentares Dos Brasileiros

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou o resultado de uma pesquisa inédita realizada entre janeiro e dezembro de 2009, quando foram entrevistadas mais de 54 mil pessoas para a coleta de dados sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. A boa notícia é que houve um aumento considerável no consumo de frutas e hortaliças, que está 2,6 vezes maior que em 2006. O estudo revelou que 30,4% da população com mais de 18 anos consome estes alimentos diariamente.

A má notícia é que a pesquisa também revelou o crescimento do consumo de refrigerantes, produtos gordurosos e o aumento do sedentarismo, ou seja, o brasileiro vem se alimentando mal e se exercitando menos. Apenas 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade necessária – 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Considerando aqueles que se deslocam para o trabalho ou para escola a pé ou de bicicleta, o índice sobe para 30,8%.

O estudo ainda demonstra aumento do número de sedentários no país, que hoje representam 16,4% da população, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento, na limpeza da casa, ou outros trabalhos pesados. Esse índice é 24% maior que o registrado em 2006, quando havia 13,2% de adultos inativos fisicamente.

É fundamental para o organismo ter uma boa alimentação. O consumo de frutas, vegetais e legumes, sem se esquecer do nosso arroz com feijão, é indispensável para uma vida saudável, recomendação de toda nutricionista.

A atividade física deve ser utilizada não só para fins estéticos, mas principalmente para manter a saúde. É recomendado que as pessoas pratiquem diariamente alguma atividade como a caminhada, por exemplo. A lista de problemas que a caminhada ajuda a evitar é imensa, desde acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes, até problemas de intestino, entre outros. Caminhar ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom, a combater a hipertensão, a controlar o diabetes e a liberar endorfinas – os hormônios que tranquilizam e dão a sensação de bem-estar.

Nutricionistas aconselham que as refeições sejam fracionadas e em pequenas quantidades, de três em três horas. Preferir refeições leves e carnes magras e evitar o consumo de açúcares, doces, bolos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Dar preferência para sucos de frutas naturais. É melhor utilizar temperos naturais como cebola, alho e ervas e evitar os condimentos como catchup, mostarda e maionese. O ideal é procurar um nutricionista para que ele faça uma dieta personalizada. Exercícios físicos também são indicados, mas sempre com a orientação de um profissional.

Dicas para evitar a obesidade

1) Coma seis vezes ao dia e não pule as refeições, principalmente o café da manhã. Isso ajudará você a ter menos apetite nas refeições principais;

2) Consuma produtos lácteos como leites e iogurtes, sempre desnatados, e prefira as opções light de sobremesas industrializadas;

3) Não inclua frios, biscoitos, bolos, sorvetes, hambúrgueres, maionese ou qualquer outro alimento com alto conteúdo de gordura na sua alimentação. Consuma-os apenas ocasionalmente;

4) Evite alimentos com alto conteúdo de açúcar, como guloseimas, balas, doces, geleias, refrigerantes e sucos industrializados. No dia-a-dia, tome água ou sucos sem açúcar;

5) Ingira diariamente pelo menos duas porções grandes de verduras e três porções de frutas, além de cereais e pães integrais. Assim você incorporará vitaminas, minerais e fibra à sua alimentação;

6) Não abuse das bebidas alcoólicas, porque elas têm muitas calorias e são tóxicas para vários órgãos. Beba apenas no final de semana e moderadamente;

7) Faça atividades físicas aeróbicas todos os dias, durante pelo menos 30 minutos. Você pode andar de bicicleta, caminhar na esteira ergométrica, fazer aulas de ginástica aeróbica em uma academia ou simplesmente sair para fazer caminhadas.

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