Incentivando as crianças Correr, pular, andar de bicicleta

13/10/2010

Incentivando as crianças Correr, pular, andar de bicicleta

Incentivando As Criancas Correr Pular Andar Bicicleta

Correr, pular, andar de bicicleta, gastar energia… As brincadeiras não são apenas ótimas formas de desenvolver as habilidades e sociabilidade da criança, mas também a melhor maneira de instigar as crianças a gostarem de fazer atividades físicas e de relacionarem isso ao prazer.

Para isso, entretanto, é fundamental que os pais fomentem essas atividades e sempre que possível acompanhem seus filhos. Um passeio no parque no final de semana ou mesmo facilitar que os amigos façam parte dessas atividades são formas simples de associar exercícios físicos e prazer.

“A diferença entre a atividade física – que engloba todas as formas de movimento – e o exercício é que esse segundo é algo monitorado, prescrito, controlado, ou seja, com um objetivo específico”, explica Giulliano Esperança, personal trainer e wellness manager.

As brincadeiras, explica Giulliano, muitas vezes são um misto dos dois. Os jogos – como pega-pega, por exemplo – têm um objetivo lúdico, mas também um formato de exercício (envolvem corridas, por exemplo, um tipo de exercício aeróbio que fortalece a capacidade cardiovascular).

O ideal, entretanto, é que não haja apenas um tipo de atividade. Isso quer dizer que as crianças não devem fazer apenas atividades chamadas “especializadas”, com objetivos muito focados em um tipo de desenvolvimento físico.

“A variedade é muito importante, tomar cuidado com a especialização precoce, onde a criança só realiza aquela modalidade esportiva, é fundamental para o seu desenvolvimento motor. Logo, os exercícios devem ser divertidos, e aí entram os jogos e brincadeiras, como pega-pega, amarelinha, taco, dono da rua, pular corda, corrida, jogar bola, entre muitos outros”, explica o especialista.

Benefícios e cuidados são similares para adultos e crianças

Além da saúde do corpo, as brincadeiras ajudam no controle do peso e do apetite. “O aumento de peso nas crianças e adolescente é algo presente e preocupante, logo os benefícios que os exercícios e a atividade física promovem são os mesmos pontos positivos que em um adulto: ajudam para um organismo mais forte – em todos os sentidos –, para manutenção da saúde e para o controle do peso – fomentando o gasto de energia”, diz. Uma alimentação balanceada também é imprescindível para o bom desenvolvimento infantil, lembra o personal trainer.

E assim como no caso dos adultos, começar os exercícios e atividades com rotinas de aquecimento, por exemplo, são importantes. Andar alguns minutos, começar com atividades menos intensas antes de uma brincadeira em que se precise fazer mais força ou correr mais, são o suficiente.

Além disso, os cuidados com os equipamentos usados também merecem atenção. “Com certeza, equipamentos de segurança são parte integrante da modalidade esportiva, capacete, cotoveleiras, joelheiras, etc. Além do que, acredito que seja uma maneira de formar um futuro adulto que entenda que a melhor maneira é sempre prevenir e não remediar”, aponta Giulliano, lembrando também a atenção especial aos calçados usados nessas atividades (como tênis confortáveis e que absorvam o impacto, por exemplo).

Exemplo dos pais ajuda a criar adultos mais ativos

“A melhor maneira de ensinar uma criança é com o exemplo, pais fisicamente ativos, com hábitos alimentares saudáveis servem de suporte para que a criança seja ativa. Pais obesos aumentam a chance em 80% de a criança ser obesa, enquanto pais com o peso normal reduzem esse valor para 3% a 7%”, aponta o profissional.

Ou seja, exercício físico, alimentação, jogos e brincadeiras são recursos para a vida diária de uma criança, importante para a formação das suas capacidades físicas e também sociais. Uma criança saudável e com uma vida feliz é o desejo que todo pai e mãe desejam, finaliza Giulliano.

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