Prejudicial para a sua coluna

09/12/2010

Prejudicial para a sua coluna

Prejudicial Para A Sua Coluna

Você sabe adotar uma postura correta? Abandonou o sedentarismo? Faz alongamentos e aquecimentos específicos e corretos antes das atividades físicas?

Se para alguma dessas perguntas sua resposta foi uma negativa, atenção, é hora de começar a se preocupar. Você pode se enquadrar no grupo propenso a desenvolver dores na região lombar.

Não dê as costas para esse problema, aprenda como se previnir, veja quais os métodos de tratamentos disponíveis e saiba que adotar simples atitudes podem trazer incríveis resultados.

De acordo com o ortopedista Miguel Archanjo Thezolin, a postura incorreta na hora de trabalhar, dormir, ou mesmo caminhar pode causar a lombalgia, popularmente chamada de dores nas costas.

Porém essa não é a única causa. Miguel afirma que apesar da atividade física contribuir imensamente na prevenção das dores lombares, os atletas de modo algum estão imunes.

"O tipo mais comum de lombalgia entre os praticantes de atividade física é a de origem mecânico-degenerativa, a artrose, caracterizada por uma alteração funcional como, por exemplo, excesso de peso, sobretudo da região abdominal".

Além disso, ele acrescenta que a lombalgia também pode surgir quando há encurtamento da cadeia muscular posterior, que inclui os músculos da região lombar, músculos da parte posterior da coxa, músculos da panturrilha e músculos da planta do pé.

"Tudo isso contribui de forma importante para a origem do problema. A dor ocorre porque os músculos não estão suficientemente alongados para permitir uma amplitude total de movimentos do tronco e quadril, que dessa forma, sofrem microlesões por estiramento durante posturas inadequadas ou movimentos bruscos. O resultado é uma resposta de espasmo muscular, ou seja, uma sensação de "travamento nas costas", completa.

Sendo assim, é fundamental que os praticantes de qualquer atividade física estejam conscientes da importância dos exercícios específicos de alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral e das cadeias posteriores para a prevenção de dores nas costas.

Se o exercício praticado de maneira errada pode fazer com que atletas estejam sujeitos a adquirir uma lombalgia, os sedentários, acostumados com a rotina organizada em dias inteiros trancafiado em escritórios e apego ao uso do carro e de controles remotos da mesma maneira não estão livres.

Miguel explica que nesse caso a dor surge por desuso, ou seja, o músculo se atrofia e ocorre uma diminuição da flexibilidade da coluna dorso-lombar, comprometendo a capacidade de alongamento das cadeias musculares ao lado da coluna vertebral.

Automedicamento

É comum após sentir dores nas costas que o indivídio vá prontamente até o armário de sua casa onde guarda uma porção de remédios e se automedique.

Miguel atenta para os riscos dessa atitude. Os relaxantes musculares podem acarretar em muita sonolência e, como todo medicamento, só deve ser tomado com orientçao medica".

Incidência

80% das pessoas, aproximadamente, têm algum tipo de dor lombar em alguma fase da vida.

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