Hapkidô ou Hapkido

22/02/2011

Hapkidô ou Hapkido

Hapkido Ou Hapkido

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que tambem são utilizados em tratamentos e terapias.

No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.

Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.

Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de golpes e tecnicas de imobilização dos mestres Hwarangs, nomes de estilos vão surgindo como Hapkiwonsul, HapkiYusul e finalmente Hapkido.

O Hapkido acabou sendo uma arte marcial completa. E com isso era praticada e treinada pelos Militares.

Na decada de 60 foi criada oficialmente a "The Korea Hapkido Association", a primeira organização mundial de Hapkido, onde estavam como membros desta Organização grandes nomes de mestres coreanos, na direção desta organização estavam como President "Dae Hoon Choi", como Chairman "Grão Mestre Chong Kyu Pak", como Secretario Geral "Mestre Park Sung Jae" (atualmente vivendo no Brasil e reorganizando o hapkido mundial), como mestre geral Ji Han Jae.

Os registros desse Histórico estão documentados nos arquivos da "The Korea Hapkido Association".

DifusãoAlguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.

Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia, Ricardo Nery, chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo, o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOOL WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Grão Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association. Em 1977, o Mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêem supervisão integral, com exceção do Grão-mestre Park Sung Jae - São Paulo.

GM Park Sung Jae chega ao Brasil em 6 de Março de 1972.

Muita gente pensa que ele foi convidado pelo exército brasileiro, mas na verdade ele chegou no Brasil sem nenhum convite especial. O que aconteceu é que ele procurou o alto comando do exército e se ofereceu para ensinar os militares brasileiros.

Para convencer o alto comando de suas qualidades técnicas foi preparado uma demonstração em um ginásio do exército em Quitaúna e nela o GM Park Sung Jae solicitou aos presentes que o atacassem. De forma surpreendente o GM Park Sung Jae dominou todos que o atacaram o os colocou no chão. GM Park Sung Jae agiu tão rápido que o coronel presente pediu para que ele repetisse a ação, porém aqueles que sofreram os ataques se recusaram a repetir em função dos fortes golpes que já haviam sofrido.

A partir de então o GM Park Sung Jae foi aceito e passou a treinar uma equipe do exército brasileiro.

Em homenagem ao Hapkido e ao GM Park Sung Jae pelo seu esforço e dedicação ao ensino dos militares brasileiros foi erguido um monumento dentro do quartel do exército.

Com a vinda do GM Park Sung Jae para o Brasil, seu irmão mestre Park Kyu Jae passou a tomar conta das academias na Coréia.

Atualmente GM Park Sung Jae continua ensinando o Hapkido, em aulas paparticulares para um grupo seleto de mestres faixas pretas e também ainda esta apresentando seminários no exterior e no Brasil.

O Estilo Jung Do Kwan e os Graus de AperfeiçoamentoPor volta de 1954 o jovem discípulo Park Sung Jae e seu Grão-mestre No Suk Pak passaram a organizar melhor os treinamentos, redefinir as técnicas a serem aprendidas para cada nível, enfim apresentar um novo formato mais organizado para o então Hapkido e também identificando esta nova escola como Jung Do Kwan (escola do caminho reto).

Grão Mestre Park Sung Jae ainda mantem alguns mestres treinando sobre sua supervisão pessoal, garantindo o futuro deste belo estilo de Hapkido, um dos mais antigos ainda existentes.

Graduação:

Faixa Branca
Faixa Amarela
Faixa Amarela 1º Gup
Faixa Amarela 2º Gup
Faixa Azul
Faixa Azul 1º Gup
Faixa Azul 2º Gup
Faixa Vermelha
Faixa Vermelha 1º Gup
Faixa Vermelha 2º Gup
Faixa Preta
Faixa Preta 1º Dan (Instrutor)
Faixa Preta 2º Dan
Faixa Preta 3º Dan (Professor)
Faixa Preta 4º Dan
Faixa Preta 5º Dan (Mestre)
Faixa Preta 6º Dan (Chefe de Mestre)
Faixa Preta 7º Dan
Faixa Preta 8º Dan (Mestre Geral)
Faixa Preta 9º Dan
Faixa Preta 10º Dan (Grão Mestre)
[editar] Associação Sang Hwal Yesul KwanA Associação Sang Hwal Yesul Kwan foi criada a partir de um trabalho com mais de 20 anos criado pelo Mestre Marcos Silvério, onde ele ministrava aulas de Hapkido para crianças carentes em sua cidade, após três meses de treino a criança ja apresentava melhora de comportamento tanto escolar quanto na casa. Mestre Marcos Silvério ouvindo dos pais essa melhora da criança, colocava os pais em cheque dizendo que a criança só poderia treinar se a partir de agora o pai a acompanhasse nos treinos praticando junto, dessa maneira Mestre Marcos Silvério conseguia melhorar o relacionamento entre pais e filhos. Esse trabalho voluntário continuou por mais de 10 anos, logo se estendeu e Mestre Marcos Silvério passou a ministrá-los em parceria com Fraternidades Assistenciais, mas como é difícil manter um trabalho assim então criou-se a Associação Sang Hwal Yesul (A Arte da Vida) que é mantida pelo Mestre Marcos e seus discípulos da Academia Hapkido Contato Brasil. Com esses trabalhos voluntários e a própria academia mostrando grande desenvolvimento e muita seriedade, além da dedicação e nos treinamentos, Grão Mestre Park Sung Jae passa a observar e acompanhar os treinamentos desta instituição e do Mestre Marcos Silvério (aluno do Grão Mestre Park). Esse trabalho existe desde 1990 e foi criado e ministrado pelo Mestre Marcos Silvério, a Academia Hapkido Contato Itapetininga foi registrada em 2000 e depois em 2006 foi intitulada Hapkido Contato Brasil e em 2008 a criação da Associação Sang Hwal Yesul. Em 2009 Grão Mestre Park Sung Jae institui a Associação Sang Hwal Yesul como sendo um "Kwan", Grão Mestre divulga a criação desta, como sendo um Kwan reconhecido por ele no Brasil. Mestre Marcos Silvério é o Presidente da Associação Sang Hwal Yesul e responsável pelo Sang Hwal Yesul Kwan.

Graus de aperfeiçoamento estilo SemokwanA caminhada do praticante dentro do hapkido do estilo Semokwan é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o hapkidoista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. Lembrando que, dependendo do estilo praticado, as faixas podem adotar certas mudanças no grau de habilidade requerido ou cores.

Branca (10º Gub)
Amarela (9º Gub)
Amarela Ponta I (8º Gub)
Amarela Ponta II (7º Gub)
Azul (6º Gub)
Azul Ponta I (5º Gub)
Azul Ponta II (4º Gub)
Vermelha (3º Gub)
Vermelha Ponta I (2º Gub)
Vermelha Ponta II (1º Gub)
Preta (1º Dan) (Jo kyo Nim) - Instrutor
Preta (2º Dan) (Kyo sa Nim) - Professor
Preta (3º Dan) (Kyobu Nim) - Professor
Preta (4º Dan) (Sabum Nim) - Mestre
Preta (5º Dan) (Bumsan Nim) - Mestre
Preta (6º Dan) (Chongsa Nim) - Grão-Mestre
Preta (7º Dan) (Do bum Nim) - Grão-Mestre
Preta (8º Dan) (Do kam Nim) - Grão-Mestre
Preta (9º Dan) (Do sum Nim) - Grão-Mestre
Preta (10º Dan) (Do sa Nim) - Grão-Mestre
Exemplo: Vermelha com ponta preta é uma faixa vermelha com uma fita preta por toda sua extensão, sendo que as fitas dentro da faixa atual mostra a côr da próxima faixa do praticante.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan.

[editar] ReferênciasTEDESCHI, Marc. Hapkido Traditions, Philosophi, Techinique. Wetherhill, 2000.
CALDAS JR., Paulo. Hapkido - O Caminho da Energia Coordenada. On Line Editora, 2006.

Academia Wall Street Fitness Estudante Para Meia Em Qualquer Atividade B

*TODOS ALUNOS DA ACADEMIA TEM DIREITO:
*Avaliação física grátis.

Academia Wall Street Fitness Programa Corporativo Para Empresas Afiliadas

Quer Ganhar Um Mes Academia 100 Gratis

QUER GANHAR UM MÊS DE ACADEMIA 100% GRÁTIS?

Indique um novo aluno e não pague mensalidade.

A pessoa que indicar um novo aluno para malhar na academia, ganha uma mensalidade.
Se o aluno indicado pagar 6 meses, quem fez a indicação ganha mais uma mensalidade = dois meses.
Este credito pode ser usado para qualquer modalidade e para qualquer época do ano.

Promoção valida para qualquer atividade.

ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br

PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

Visa
Malhe e pague com cartões Visa e Mastercard.

Valor Titulo Remido Wall Street
Mapa Wall
DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.
Satisfacao Garantida
Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Wall Street fitness Ginástica Lutas Atividades Spinning
Academia de Taekwondo conveniados Corporativos com academia plano Semestral com academia
academia barata em BH Especial Full Contact Yoga Pilates Krav Magá Kick Boxing BH Performance
fitness Artes Marciais Academia de BH Yoga em Belo Horizonte Notícias de academia Kung Fu Horários de academia
Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Ginástica laboral Lutas Atividades Spinning em Belo Horizonte
Yoga em Belo Horizonte Pilates em Belo Horizonte Krav Magá em Belo Horizonte Kick Boxing em Belo Horizonte
Artes Marciais em Belo Horizonte Kung Fu em Belo Horizonte defesa pessoal em Belo Horizonte
Academia de Taekwondo em Belo Horizonte.

Tags da Academia