Pessoas que bebem moderadamente, podem ser mais fisicamente ativas

04/09/2009

Pessoas que bebem moderadamente, podem ser mais fisicamente ativas

Pessoas Que Bebem Moderadamente Podem Ser Mais Fisicamente Ativas

O consumo de álcool pode fazer parte de um estilo de vida saudável, se ocorrer de forma moderada. Um estudo publicado na edição de setembro/outubro do American Journal of Health Promotion traz mais evidências nesse sentido, indicando que as pessoas que bebem cerveja ou vinho regularmente podem ser mais fisicamente ativas do que aquelas que não consomem bebidas alcoólicas.

Avaliando dados de uma pesquisa de saúde do governo dos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que mesmo aqueles que bebem um pouco a mais se exercitariam uma média de 20 minutos a mais por semana, comparados aos abstêmios. Tanto aqueles que bebiam moderadamente quanto os "bebedores em excesso" reportavam também 14% mais exercícios vigorosos, como corrida, do que aqueles que não ingeriam álcool.

Os pesquisadores destacam que as razões dessa relação ainda merecem mais estudos. Eles especulam que uma delas possa ser o fato de os bebedores se engajarem mais em atividades físicas como forma de compensar as calorias do álcool. Outros fatores citados são o fato de a bebida em níveis responsáveis fazer parte de um estilo de vida saudável para alguns, ou de o maior consumo estar associado à cervejinha depois da pelada com os amigos.

Os especialistas lembram que a bebida em excesso tem "sérias consequências psicológicas e físicas", por isso deve ser evitada. Por outro lado, o consumo moderado – até uma dose por dia para as mulheres e duas para o homem – é muitas vezes associado a um estilo de vida saudável, com aumento dos níveis de colesterol "bom" (HDL) e menor risco de doença cardíaca.

Apesar dos resultados que ligam o álcool a uma vida mais ativa, os pesquisadores destacam que isso não significa que beber é a chave para maior prática de atividades físicas. "Certamente, não recomendamos que os abstêmios devam começar a beber ou que os ‘bebedores leves’ comecem a beber em excesso como forma de aumentar os exercícios", concluiu o pesquisador Michael T. French, da Universidade de Miami.

Fonte: American Journal of Health Promotion. Setembro/outubro de 2009.

ACADEMIA WALL STREET FITNESS
bodyticket.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Mapa Wall
Satisfacao Garantida
Valor Titulo Remido Wall Street

Tags da Academia