Alongamento após a corrida

06/04/2011

Alongamento após a corrida

A conclusão da pesquisa é de que o alongamento não previne nem induz a lesões.
Alongamento Apos A Corrida

Alongamento após a corrida é mais indicadoAntes do exercício, o mais "saudável" é fazer um aquecimento.

*Academia Wall Street Fitness Estudante Para Meia Em Qualquer Atividade B
*Exceto Krav Magá.

Como é difícil falar de alongamento! Até porque é mais conveniente criticar o que ouvimos ou lemos do que realmente compartilharmos as ideias, que vem não só da experiência própria de cada um como também o que as pesquisas baseadas em evidências nos trazem sobre as verdades e os mitos.

Muitos estudos foram realizados ao longo destes anos e, quase na sua grande maioria, eles são de baixa qualidade, o que traz um grande conflito para os profissionais de saúde e preparadores físicos. De 2006 até os dias atuais, houve muita exigência acadêmica através dos órgãos de pesquisa (CNPQ, FAPESP, entre outros) na preocupação de que os trabalhos científicos seguissem os padrões internacionais das revistas indexadas pela National Library of Medicine.

A realização do alongamento é uma prática comum entre os corredores iniciantes e também os mais experientes. A questão sobre realizá-los antes ou depois é um assunto polêmico e ainda indefinido, pois até o trabalho mais recente da Universidade de George Washington mostrou que alongar previamente à corrida, não torna o exercício mais fácil, não faz o esportista correr melhor, não provou qualquer benefício e, muito menos, atua na prevenção de lesões.

O fator mais significante no aparecimento das afecções ortopédicas está relacionado com histórico de problemas recentes ou lesões crônicas, além do alto índice de massa corporal. Os próprios autores consideram ainda o tema controverso e direcionam ainda para o consenso de um aquecimento prévio com alongamentos suaves e realização de uma boa série de alongamentos após a corrida.

Em setembro de 2008, a Universidade de Nevada publicou no Journal of Strength and Conditioning Reserarch, um estudo no qual revelava que a realização dos alongamentos estáticos causa perda de força nos membros inferiores. Um dos autores sugere a realização dos alongamentos estáticos apenas depois da corrida e polemiza ao alertar que não se deve confundir com a questão da flexibilidade. O pesquisador finaliza indicando que antes da corrida deve-se realizar um trote leve como aquecimento.

Não se sustenta a crença de que os alongamentos estáticos antes da corrida tragam algum benefício, até porque há uma incoerência em alongar uma estrutura que vai se submeter a rápidas contrações com intensidade e/ou por um tempo prolongado. Já imaginando que um aquecimento adequado desperta o músculo para a prática da corrida através de estímulos ao sistema neuromuscular, aumento do fluxo sanguíneo, melhora da viscosidade dos tecidos, além de outras manifestações fisiológicas, destaca-se o aquecimento como uma prática mais saudável do que o alongamento prévio.

Apenas para aquecer a discussão, os mesmos estudos realizados desde 2006, mostram outra prática incorreta de alguns corredores, que é a realização dos alongamentos estáticos imediatamente após a corrida, onde a recomendação é aguardar que o corpo ?esfrie? um pouco e, só depois, realizar os alongamentos. As fibras musculares, que estão aquecidas no final do treino ou da prova, podem acabar sendo submetidas a forças exageradas e aumentar o risco de lesões musculares ou, até mesmo, ruptura de algumas dessas fibras.

A Organização Governamental Norte-Americana para a corrida realizou um dos maiores estudos sobre alongamento envolvendo 1400 pessoas de 13 a 60 anos. A conclusão da pesquisa é de que o alongamento não previne nem induz a lesões. O resultado foi estatisticamente igual na incidência de lesões de quem alongou ou não antes da corrida.

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*Exceto Krav Magá.


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