Açúcar mocinho ou vilão

28/09/2009

Açúcar mocinho ou vilão

Acucar Mocinho Ou Vilao

Quando alguém começa uma dieta uma das primeiras decisões é diminuir o consumo de doces e de açúcar. O açúcar é visto como o maior vilão do excesso de peso porque é atribuída a ele, na maioria das vezes, a culpa pela engorda e, em segundo lugar, porque dieta, para a grande maioria das pessoas, não combina com comer coisas gostosas.

Porém, enquanto o sabor doce é o mais evitado, a gordura fornece mais que o dobro de calorias por grama de alimento. Muitas vezes a gordura é mascarada nos alimentos pelo sabor doce do açúcar (uma massa folheada, por exemplo). Uma prova de que o açúcar leva a culpa de maneira muitas vezes injusta é o fato de que ele está presente em muitos alimentos nutritivos como os iogurtes e certos cereais matinais, por exemplo, que não são censurados nas dietas e tem o mesmo efeito no organismo que o açúcar dos doces.

Há estudos que revelam que açúcares e carboidratos, em geral, são fontes de energia preferíveis à gordura. Além disso, evidências científicas suportam que a ingestão moderada de açúcar não acarreta riscos para a saúde. Isso não quer dizer que os doces estão liberados nas dietas mas, sim, que o açúcar, como um tipo de carboidrato, quando consumido com moderação, é uma boa fonte de energia, fornece menos da metade das calorias que a gordura e pode tornar a sua dieta mais prazerosa aumentando a chance de que ela seja bem sucedida.

Para consumir o açúcar com moderação, experimente aquilo que você vai comer e veja se realmente é necessário adicioná-lo, orienta a nutricionista Marcia Daskal. Quando adicioná-lo a bebidas, verifique se não fica sobrando açúcar no fundo do copo, isso é sinal que você exagerou na dose.

Alimentos ricos em açúcar como as bolachas, doces, balas e refrigerantes são normalmente pouco nutritivos, logo, se a maioria das calorias que consome durante o dia vem desses alimentos, você provavelmente terá deficiências de vitaminas, minerais, e fibras dietéticas, necessárias para manter um corpo saudável com um sistema imunológico reforçado.

Os açúcares naturais encontrados nas frutas, leites e iogurtes podem ajudar a saciar a vontade de comer doces. As fibras da fruta também irão saciá-lo, pois muitas vezes, ainda sentimos a necessidade de consumir mais açúcar, mesmo depois de consumi-lo em grande quantidade, por se tratar de uma fonte muito pobre em nutrientes!

Portanto, o açúcar não é nem mocinho nem vilão. Como sempre, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

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