Salto com vara

31/08/2011

Salto com vara

Salto Com Vara

Competições de salto com vara aconteciam na Grécia Antiga. Até o início do século XX, as varas eram feitas de bambu ou madeira e, posteriormente, passaram a ser feitas de alumínio. Atualmente, os saltadores usam varas de fibra de vidro, por sua grande resistência e flexibilidade, com peso e comprimento que variam em razão das características físicas do próprio atleta. Estas mudanças geraram grande diminuição no peso da vara e maior flexibilidade, e graças a estes avanços os recordes de salto com vara tornaram-se cada vez mais altos.
Regulamento oficial.

A brasileira Fabiana Murer fez história ontem no Mundial de Atletismo em Daegu, na Coreia do Sul, ao ganhar o ouro no salto com vara. Ela, uma jovem atleta de 30 anos que havia sido campeã no Mundial Indoor em Doha, e na Liga Diamante, no ano passado, conseguiu desta vez a melhor marca de 2011 ao saltar 4,85m na final, e de quebra, garantiu a primeira medalha de ouro da história do atletismo brasileiro na competição, deixando para trás não só mulheres, como também um batalhão de homens.

Fabiana Murer Desbanca Isinbayeva Conquista O Titulo No Mundial Indoor
Isinbayeva Se Afasta Do Esporte Por Tempo Indeterminado

Nas 12 primeiras edições do Mundial de atletismo, todas as 10 medalhas do Brasil foram conquistadas por atletas do sexo masculino. Nenhuma era dourada: foram cinco de prata para Zequinha Barbosa, Claudinei Quirino, Sanderlei Parrela, Jadel Gregório e o revezamento 4x100 metros, e cinco medalhas de bronze para Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Luiz Antônio dos Santos, Claudinei Quirino e revezamento 4x100 metros. Na última disputa, em Berlim’2009, a delegação brasileira não conseguiu um pódio sequer.

Na final deste ano, a atleta brasileira adotou uma estratégia ousada ao decidir iniciar a disputa somente na altura de 4,75m. E ela passou com facilidade pelo sarrafo. Depois falhou em um salto, na primeira tentativa de alcançar 4,80m, mas passou em seguida. A brasileira, então, ultrapassou 4,85 metros, o que também lhe garantiu o recorde sul-americano.

A principal rival de Fabiana na prova não foi a musa russa e colega de treinos Elena Isinbaeva, única mulher a saltar acima da marca dos 5m – mas sim a alemã Martina Strutz, que levou a medalha de prata com 4,80m. O bronze foi para a russa Svetlana Feofanova, com 4,75m.
Na tentativa de bater seu recorde pessoal, Fabiana ainda tentou superar os 4,90m duas vezes, mas falhou. Depois, arriscou até um salto a 4,92m, novamente sem sucesso. Mesmo assim, ela pôde comemorar a conquista inédita. "Estou muito feliz por ter a honra de ser a primeira atleta brasileira a conseguir. O Brasil é um país que merecia isso, que está tentando há muito tempo. Mas não há dúvidas que temos sempre grandes atletas. Sabia que tinha que saltar bem, buscar aos menos 4,80m e deu certo. Estava super agitada, queria realizar logo. Tive uma técnica boa e aconteceu", revelou a atleta ao final da disputa, momento em que não escondia a euforia do momento.

À ESPERA DO PAN Fabiana reconhece que levar o ouro para casa em dois anos seguidos é tarefa das mais difíceis, o que requer concentração. “Estava focada para o Mundial. É bom porque isso mostra que estou sendo constante. E ano que vem também será muito importante", comentou a brasileira, já vislumbrando a disputa da Olimpíada de Londres, em 2012, quando buscará nova medalha. Este, no entanto, não é o próximo objetivo da brasileira. Fabiana deseja agora a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México (venceu no Rio’2007).

Técnico e marido da atleta, Elson Miranda festejou o fato de que "a bandeira do Brasil estará no lugar mais alto do pódio" na cerimônia de premiação do salto com vara, que será apenas amanhã. O treinador comemorou bastante o feito inédito da saltadora. “A Fabiana se mostrou uma campeã realmente, se portou como campeã. Sem muita firula, foi lá e ganhou a prova, mostrando o trabalho dela. Quero agradecer ao Brasil inteiro. Todo mundo torceu muito e a Fabiana mereceu ", destacou Miranda, que contou com a consultoria do ucraniano Vitaly Petrov, que já trabalhou com a russa Isinbaeva, na preparação de Fabiana.

A vara sumiu

Jogos Olímpico de Pequim’2008. Fabiana Murer, desembarcou na China como a grande revelação do salto com vara. Era apontada como a única em condições de bater a favoritíssima, a russa Elena Isinbaeva. Ela passou fácil pela eliminatória. No dia seguinte, na final, um acontecimento extra-pista, tirou a chance de pódio da brasileira. É que para cada altura, existe uma vara específica. São 10 no total. O primeiro salto da final seria de 4,55m. Eis que Fabiana descobre que estava faltando uma vara em sua caixa e era justamente a seria usada nessa altura. Ela se desesperou. Corria de um lado para o outro, olhando em cada caixa de varas, procurando a sua. Nada. Nervosa e chorando muito, chegou a se posicionar na frente da atleta chinesa, impedindo que esta fizesse o seu salto.



Da arquibancada, veio a ordem de seu técnico, Élson Miranda, para que utilizasse a vara de 4,65m. Mas desgastada pelas lágrimas, pelo nervosismo, não conseguiu ultrapassar o sarrafo. Decepção. Fabiana terminou na 10ª colocação. O ouro ficou com Isinbaeva. A prata, com Jennifer Suhr (EUA) e o bronze com Svetlana Feofanova (RUS). A pergunta ficou no ar: o que aconteceu com a vara de Fabiana? Somente no dia seguinte foi encontrada, no depósito do estádio, numa caixa de outro atleta. A alegação do Comitê organizador dos Jogos foi de que um funcionário equivocou-se. E ficou por isso mesmo. Mas na cabeça da atleta, uma pergunta sem resposta: Será que não foi armação? (Ivan Drummond) .

*Academia Wall Street Fitness Estudante Para Meia Em Qualquer Atividade B
*Exceto Krav Magá.
Estudante paga meia, meia entrada.

Na academia estudante paga meia, basta apresentar comprovante de matricula de qualquer escola, faculdade etc.
ESTUDANTE PAGA MEIA.
*50% de desconto em qualquer modalidade.
*exceto Krav Magá.

- 01 AVALIAÇÃO FÍSICA GRÁTIS
- 02 Não cobramos matricula.
- 03 Não cobramos carteirinha.
- 04 Novos alunos ganham um semana de graça.
- 05 INDIQUE UM ALUNO E GANHE UMA MENSALIDADE, DOIS ALUNO DUAS MENSALIDADES, ETC

TODOS ALUNOS DA ACADEMIA TEM DIREITO:
Avaliação física grátis.

Academia Wall Street Fitness Programa Corporativo Para Empresas Afiliadas

Quer Ganhar Um Mes Academia 100 Gratis

QUER GANHAR UM MÊS DE ACADEMIA 100% GRÁTIS?

Indique um novo aluno e não pague mensalidade.

A pessoa que indicar um novo aluno para malhar na academia, ganha uma mensalidade.
Se o aluno indicado pagar 6 meses, quem fez a indicação ganha mais uma mensalidade = dois meses.
Este credito pode ser usado para qualquer modalidade e para qualquer época do ano.

Promoção valida para qualquer atividade.

Quer ganha de 6 meses a 1 ano de academia grátis
Quer Ganha 6 Meses A Um Ano Academia Gratis
01) Indique uma família para comprar um título remido familiar e ganhe 1 ano de academia.
02) Indique um aluno para comprar um título remido individual e ganhe 6 meses de academia.
Valor Titulo Remido Wall Street

ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br

PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

Visa
Malhe e pague com cartões Visa e Mastercard.


Mapa Wall
DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.
Satisfacao Garantida

malhação, malhando, Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Wall Street fitness Ginástica Lutas Atividades Spinning Academia de Taekwondo conveniados Corporativos com academia plano Semestral com academia academia barata em BH Especial Full Contact Yoga Pilates Krav Magá Kick Boxing BH Performance fitness Artes Marciais Academia de BH Yoga em Belo Horizonte Notícias de academia Kung Fu Horários de academia Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Ginástica laboral Lutas Atividades Spinning em Belo Horizonte Yoga em Belo Horizonte Pilates em Belo Horizonte Krav Magá em Belo Horizonte Kick Boxing em Belo Horizonte Artes Marciais em Belo Horizonte Kung Fu em Belo Horizonte defesa pessoal em Belo Horizonte Academia de Taekwondo em Belo Horizonte.
Jiu-Jitsu Academy Bodybuilding Fitness Gym Fitness Wall Street Struggles Activities Spinning Academy of Taekwondo have agreements with Corporate Plan Semester academy academy academy with cheap BH Special Full Contact Krav Maga Yoga Pilates Kick Boxing Performance BH Fitness BH Martial Arts Academy of Yoga in Belo Horizonte News Academy of Kung Fu Academy Academy Schedules Bodybuilding Fitness Jiu-Jitsu Gym Fights Activities Spinning work in Belo Horizonte in Belo Horizonte Yoga Pilates Krav Maga in Belo Horizonte in Belo Horizonte in Belo Horizonte Kick Boxing Martial Arts Kung Fu in Belo Horizonte in Belo Horizonte defense staff in Belo Horizonte Academy of Taekwondo in Belo Horizonte, Gatorade isotônico, Adidas

GATORADE
Gatorade Logo Marca
ADIDAS
Adidas Logo Marca

A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m. O atleta deve saltar sobre um travessão, o sarrafo, apoiado em duas traves verticais.
São permitidas um máximo de três tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, o qual pode se recusar a saltar sob determinadas alturas com o intuito de alcançar mais rapidamente marcas maiores. Contam como faltas a queda do sarrafo, tanto pelo corpo do atleta quanto pela vara, e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio. Três faltas seguidas acabam com a prova.
Nessa prova, o saltador deve correr pela pista de impulso, segurando a vara com as duas mãos em pontos escolhidos por ele mesmo, fincá-la na caixa de apoio, projetar-se para cima em impulso obtido com a flexão da vara e transpor o obstáculo sem derrubá-lo. É importante que ele largue a vara no momento exato, pois mesmo que salte o obstáculo, se a vara derrubar o sarrafo, conta-se isso como falta. O saltador também não pode, uma vez fincada a vara na caixa de apoio, mudar a posição de suas mãos na vara, pois três dessas faltas o eliminam.

Fabiana Murer Desbanca Isinbayeva Conquista O Titulo No Mundial Indoor

Isinbayeva Se Afasta Do Esporte Por Tempo Indeterminado

Tags da Academia