Médico do COB diz que educação é chave contra doping involuntário

26/09/2011

Médico do COB diz que educação é chave contra doping involuntário

Medico Do Cob Diz Que Educacao E Chave Contra Doping Involuntario

Antes de trabalhar como médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Roberto Nohan, 34 anos, foi atleta do remo. Para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ele passará mais de um mês na cidade de San Luis Potosí, local escolhido pelas delegações de atletismo, natação, taekwondo e triatlo para a aclimatação à altitude. Qualquer problema médico que os cerca de 110 atletas vierem a ter durante a preparação passará pela sua sala, instalada no Centro Deportivo La Loma, a casa brasileira em Potosí. Além da altitude, a prevenção contra o doping involuntário faz parte da sua lista de preocupações. A estrutura para a recuperação de atletas do Brasil em Potosí conta com o médico, dois fisioterapeutas e dois massoterapeutas.

O fato de ter sido atleta, segundo ele, ajuda no diálogo com quem ainda está na ativa. "A gente conversa com o atleta de igual para igual e o atleta consegue entender um pouco mais o nosso argumento. Em relação ao doping, ao longo do tempo, o atleta tem nos procurado mais e cada vez mais a gente vê menos o uso sem querer. Ainda não é o ideal, por isso que estamos trabalhando".

De acordo com ele, o comitê olímpico mantém um livreto que tem a orientação oficial, com informações bastante objetivas e em linguagem informal, muito fácil de ser entendido. "Isso serve para que o atleta não faça de propósito e entenda as sanções para o de propósito. E que mais ainda não faça sem querer. Com o apoio do Comitê, várias federações também dão aulas sobre o tema. Existe uma forma de educação continuada. Essas aulas mostram que a medicação por conta própria causa problemas. Temos um canal aberto para o diálogo com eles", afirma.

O médico diz ficar com o celular ligado 24h por dia para sanar qualquer tipo de dúvida. "Consciente, seja em que situação for, o atleta, se tiver dúvida, vai sempre consultar o médico. O doping, involuntário ou não, acaba deixando marcas na carreira".

Dois atletas que vicenciaram o problema, com desfechos diferentes, estarão treinando em Potosí. Em 2003, às vésperas do Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, o controle antidopagem encontrou a presença da substância Clostebol em uma análise da atleta do salto em distância Maurren Maggi. Ela alegou ter utilizado um creme cicatrizante sem saber da presença da substância, que é a primeira na lista de proibições da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Suspensa por dois anos, ficou fora do Pan e dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em 2008, em Pequim, tornou-se campeã olímpica da prova.

Neste ano, Cesar Cielo campeão olímpico de natação em Pequim na prova do 50m livre, escapou de punição ao ser julgado pela Corte Arbitral do Esporte pelo uso da substância furosemida. O Tribunal entendeu que o atleta não foi culpado nem negligente no caso de doping. Nicholas Santos e Henrique Barbosa receberam a mesma sentença. Vinícius Waked foi suspenso por um ano por ser reincidente. Na sua defesa, Cielo alegou que a contaminação foi acidental e que não houve ganho de rendimento. Uma cápsula de cafeína teria sido mal manipulada pela farmácia responsável e a substância ingerida de maneira não intencional.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

*Academia Wall Street Fitness Estudante Para Meia Em Qualquer Atividade B
*Exceto Krav Magá.
Estudante paga meia, meia entrada.

Na academia estudante paga meia, basta apresentar comprovante de matricula de qualquer escola, faculdade etc.
ESTUDANTE PAGA MEIA.
*50% de desconto em qualquer modalidade.
*exceto Krav Magá.

- 01 AVALIAÇÃO FÍSICA GRÁTIS
- 02 Não cobramos matricula.
- 03 Não cobramos carteirinha.
- 04 Novos alunos ganham um semana de graça.
- 05 INDIQUE UM ALUNO E GANHE UMA MENSALIDADE, DOIS ALUNO DUAS MENSALIDADES, ETC

TODOS ALUNOS DA ACADEMIA TEM DIREITO:
Avaliação física grátis.

Academia Wall Street Fitness Programa Corporativo Para Empresas Afiliadas

Quer Ganhar Um Mes Academia 100 Gratis

QUER GANHAR UM MÊS DE ACADEMIA 100% GRÁTIS?

Indique um novo aluno e não pague mensalidade.

A pessoa que indicar um novo aluno para malhar na academia, ganha uma mensalidade.
Se o aluno indicado pagar 6 meses, quem fez a indicação ganha mais uma mensalidade = dois meses.
Este credito pode ser usado para qualquer modalidade e para qualquer época do ano.

Promoção valida para qualquer atividade.

Quer ganha de 6 meses a 1 ano de academia grátis
Quer Ganha 6 Meses A Um Ano Academia Gratis
01) Indique uma família para comprar um título remido familiar e ganhe 1 ano de academia.
02) Indique um aluno para comprar um título remido individual e ganhe 6 meses de academia.
Valor Titulo Remido Wall Street

ATIVIDADES:
https://bodyticket.com.br?atividade=ginastica
https://bodyticket.com.br?atividade=artes-marciais
https://bodyticket.com.br?atividade=spinning
https://bodyticket.com.br?atividade=musculacao

HORÁRIOS
https://bodyticket.com.br

PREÇOS
https://bodyticket.com.br/

Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
www.wallstreetfitness.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Graduação de Marcos de Souza Muniz
* Graduado em Educação Física (EEF-UFMG); (1990)
* Diretor fundador da Academia Wall Street Fitness.(1991)
* Graduado fisiologia do exercício: emagrecimento e hipertrofia pela UFMG 1992
* Graduado Exercício e o Coração pela Associação Médica de Minas Gerais. (1994)

Visa
Malhe e pague com cartões Visa e Mastercard.


Mapa Wall
DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS.
Atenção:
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes.
Não recomenda o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar
sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista.
Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte.
Satisfacao Garantida

malhação, malhando, Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Wall Street fitness Ginástica Lutas Atividades Spinning Academia de Taekwondo conveniados Corporativos com academia plano Semestral com academia academia barata em BH Especial Full Contact Yoga Pilates Krav Magá Kick Boxing BH Performance fitness Artes Marciais Academia de BH Yoga em Belo Horizonte Notícias de academia Kung Fu Horários de academia Academia Musculação Jiu-Jitsu Fitness Ginástica laboral Lutas Atividades Spinning em Belo Horizonte Yoga em Belo Horizonte Pilates em Belo Horizonte Krav Magá em Belo Horizonte Kick Boxing em Belo Horizonte Artes Marciais em Belo Horizonte Kung Fu em Belo Horizonte defesa pessoal em Belo Horizonte Academia de Taekwondo em Belo Horizonte.
Jiu-Jitsu Academy Bodybuilding Fitness Gym Fitness Wall Street Struggles Activities Spinning Academy of Taekwondo have agreements with Corporate Plan Semester academy academy academy with cheap BH Special Full Contact Krav Maga Yoga Pilates Kick Boxing Performance BH Fitness BH Martial Arts Academy of Yoga in Belo Horizonte News Academy of Kung Fu Academy Academy Schedules Bodybuilding Fitness Jiu-Jitsu Gym Fights Activities Spinning work in Belo Horizonte in Belo Horizonte Yoga Pilates Krav Maga in Belo Horizonte in Belo Horizonte in Belo Horizonte Kick Boxing Martial Arts Kung Fu in Belo Horizonte in Belo Horizonte defense staff in Belo Horizonte Academy of Taekwondo in Belo Horizonte, Gatorade isotônico, Adidas

GATORADE
Gatorade Logo Marca
ADIDAS
Adidas Logo Marca

Tags da Academia