Turbine o treino comendo certo

04/11/2009

Turbine o treino comendo certo

Turbine O Treino Comendo Certo

Uma alimentação adequada pode contribuir com até 80% dos resultados da malhação. Confira algumas dicas da nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Assessoria em Nutrição, para comer certo e ter melhor desempenho na academia:

- Para aumentar o gasto calórico do treino invista em uma refeição prévia. Não adianta achar que ficar sem comer pode levar você mais rápido à queima de gordura. Com pouco combustível, a tendência do corpo é economizar e fazer você gastar menos calorias. Um treino que poderia ter um custo de 600 calorias passar a ter 400 a 300. Não precisa exagerar e fazer uma superrefeição. Um iogurte e uma fruta podem ser ótimas alternativas. Se você já estiver em forma e o treino for intenso e longo vale dobrar esta quantidade!

- Músculos requerem água para serem construídos. Portanto, hidrate-se. E abaixo o mito de que não pode beber água durante o treino. Não só pode como deve. Os isotônicos também são indicados para poupar os músculos. Se seu treino for de manhã ou à tarde, invista nos carboidratos ao longo do dia e deixe a noite para proteínas magras misturadas com vegetais

- Nos momentos de muita fome, vamos aos dribles: aposte nos alimentos que trazem muito volume (podem até ser líquidos) ou permitam maior mastigação. Vale bater gelatina com iogurte natural, leite de soja com gelatina e frutas ou o leite com baunilha e canela quentinhos. Congele banana e bata com gelatina. Fica cremoso e volumoso!

- Se a intenção é queimar gordura, vale aproveitar e investir na intensidade do treino. Após um treino intenso, seu gasto energético (para a recuperação) é altíssimo e o ideal é não comer carboidratos simples (eles só são interessantes para o atleta que quer recuperar ao máximo o carboidrato apos o treino). Por isso, invista em carboidratos de baixo índice glicêmico (cereais integrais, arroz, aveia, torrada e pão, frutas com casca), associados a proteínas magras (atum, frango, queijo magro), para que a glicemia não se eleve. Uma vez elevado o índice glicêmico, o corpo prefere usar este carboidrato como fonte de energia e poupa a gordura de ser queimada.

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