O que é Overtraining

14/10/2010

O que é Overtraining

Overtraining Quando O Corpo Chega Ao Limite

Se exercitar com regularidade é fundamental para conquistar os benefícios de uma vida saudável. Mas a atividade física se torna um problema quando praticada de forma exagerada. Quando o corpo é levado ao limite, o treino demanda mais do que o organismo suporta, surge a síndrome de overtraining.

A busca por resultados ou uma melhora na performance pode gerar, em vez de ganhos fisiológicos, problemas como contusões, alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas. As principais causas do overtraining são o aumento de volume e intensidade do exercício de forma exagerada, e, principalmente, ficar sem o descanso necessário.

O overtraining atinge com alguma frequência atletas de alto rendimento, mas não só eles. Praticantes de corrida e outros esportes intensos, e mesmo pessoas fazem musculação e ginástica em academia, podem ser vítimas dessa síndrome.

Reconhecer o overtraining muitas vezes não é fácil, já que seus sintomas podem se confundir facilmente com as dores naturais de um treino forte. Porém, é fundamental não ignorar os sinais enviados pelo seu corpo.


Principais sintomas de overtraining

- Dificuldade de dormir

- Perda de apetite

- Dores frequentes em mais de um lugar

- Pequenas lesões

- Mudança de humor

- Irritação constante

- Cansaço em demasia

- Aumento da frequência cardíaca em repouso

- Edema (inchaço)

Quando esses sintomas aparecem é hora de dar uma pausa para descanso e rever o treino, para que as consequências não sejam piores. Como cada caso é um é fundamental buscar orientação médica para avaliar a situação. É preciso reconhecer que, para a saúde, o descanso é tão importante quanto uma alimentação adequada e treinos apropriados.

EU E O OVERTRAINING: desde setembro, estava me preparando para correr a São Silvestre. Na ansiedade por melhorar a performance, e sem sentir dores musculares, ignorei os primeiros sintomas de overtraining: dificuldade de dormir e mudança de humor. Uma dorzinha no tornozelo apareceu, mas achei que fosse consequência do treinamento forte, variando, dependendo o dia, de 45 a 75 minutos de corrida. O que me fez desacelerar, há uma semana, foram inchaço e cansaço em demasia. Com o diagnóstico de overtraining, agora estou em período de descanso, e reavaliando a possibilidade de não correr a prova este ano. Tudo vai depender de avaliação médica e dos sinais que meu organismo me der.

fonte: estudos médicos sobre o tema e revista O2

DIGA NÃO AS DROGAS CAMPANHA DA ACADEMIA WALL STREET FITNESS
Não aprovamos e não nos responsabilizamos pelo uso de anabolizantes
Logobonecowall
ACADEMIA WALL STREET FITNESS
bodyticket.com.br
(31) 3335-7227 (31) 3291-6590.
AV.CONTORNO 8000 - BAIRRO LOURDES
BELO HORIZONTE - MG
Mapa Wall
Visa
Malhe e pague com cartões Visa.
Satisfacao Garantida
Valor Titulo Remido Wall Street

Tags da Academia