Hot yoga

11/05/2021

Hot yoga

Hot Yoga

Hot Yoga E Aliada Na Busca Flexibilidade Recuperacao Lesoes
Hot yoga é aliada na busca de flexibilidade e recuperação de lesões.
ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Reportagem sobre Hot yoga ABAIXO

Noventa minutos, 42 graus, 40% de umidade, 26 posturas, dois exercícios respiratórios e muitos benefícios. Assim seria uma breve descrição de uma aula de Bikram Yoga, a precursora do yoga em sala aquecida.

Desenvolvida pelo indiano Bikram Choudhury para se recuperar de uma lesão no joelho, a "hot yoga", como a prática é conhecida no exterior, logo ficou famosa, conquistou o mundo e, agora, se espalha pelo Brasil.

- Eu já praticava yoga na Coreia, mas foi em Nova York que eu descobri o método Bikram. Apesar de ir totalmente despreparada para minha primeira aula e sofrer com o calor, me lembro de sair de lá com a certeza de que aquele seria o exercício que me acompanharia para o resto da vida. Comecei a praticar todos os dias e então percebi que o yoga era mais do que um exercício físico, era a única maneira de levar uma vida equilibrada em meio a tanto stress. Os 90 minutos me olhando no espelho e focada no agora me ensinaram a viver o presente, a desligar do ontem, do amanhã e do mundo externo. E eu levei isso para a minha vida. Aprendi a cuidar da mente e do corpo também fora da sala aquecida e isso foi o que me ajudou a enfrentar a rotina corrida e estressante de Nova York – conta EunSeong Choi.

A artista coreana se apaixonou tanto pela prática que após alguns anos decidiu virar professora e disseminar a prática pelo mundo.

- Logo que eu me formei eu trabalhei seis meses em Nova York e outros seis meses no México. Eu sempre tive interesse em novas culturas, então no final desse período eu percebi que era aquilo era o que eu queria fazer. É uma experiência incrível poder viajar e ensinar yoga, especialmente nos lugares onde a prática ainda não é tão difundida – conta a professora, que também usa o yoga para equilibrar a saudade da família e administrar as constantes mudanças de cidades e culturas.
Benefícios

A prática, que serve tão bem para o equilíbrio e força mental, também promete trabalhar o corpo de forma completa. Conforme a professora Teka Bury, professora e sócia da Bikram Yoga Ipanema, no Rio de Janeiro, neste tipo de yoga as posturas são potencializadas pelo calor, o que resulta em uma maior flexibilidade e consequentemente, um melhor rendimento.

- Gosto de citar uma frase de Bikram que diz que “quando você quer dar forma ao metal, sendo ele um objeto rígido, é necessário aquecê-lo primeiro para depois começar a moldá-lo, aí ocorre a transformação". Com o nosso corpo é o mesmo. Além disso, o calor faz com que você se concentre ao ponto de não conseguir pensar em nada além da postura que esta realizando no momento, o que resulta em um estado de meditação em ação – explica Teka.

As posturas Hatha Yoga, também conhecidas como Asanas, juntamente com a técnica de respiração Pranayama trabalham o sistema cardiovascular e todos os músculos do corpo, proporcionando o fortalecimento e a flexibilidade. Além disso, a prática elimina toxinas de todos os órgãos, trabalha a concentração, equilíbrio físico, mental e hormonal, acelera o metabolismo e alinha a coluna. Segundo Teka, é com a prática constante que os alunos evoluem e gradualmente vão desfrutando de todos os benefícios da "hot yoga". E é este processo de aperfeiçoamento das posições que serve como estímulo na medida em que os alunos conquistam novos alongamentos, melhores posturas e mais resultados.
Para Esportistas

A amplitude dos benefícios físicos e mentais da "hot yoga" se estende a todos, sem restrições de idade, de saúde ou mesmo de lesão. Nesse último caso, a prática é ainda uma aliada. A maratonista, e agora professora de ioga, Suzana Bucciarelli conta que nunca se importou muito com exercícios complementares. Sua paixão mesmo era a corrida. Um hábito que começou em 1999 e foi interrompido há dois anos quando uma lesão séria no joelho a obrigou a parar.

- Eu era uma corredora que não conseguia colocar a mão nem na canela com os joelhos esticados, mas durante 10 anos nunca tive nenhum problema duradouro. Eu tinha lesões simples devido a muito treino, o que eu resolvia com algumas poucas sessões de fisioterapia. Foi em 2012 que tive minha primeira lesão séria, a ruptura da patela do joelho esquerdo – relembra Suzana, que, sem escolha teve que parar com os treinos.

Neste período, Suzana lembra que, além do joelho, voltaram todas as dores antigas. Costas, quadril, joelho, pé. A lista aumentou e Suzana buscou o auxílio de médicos, fisioterapia e pilates, mas foi em uma aula de yoga que ela encontrou o complemento perfeito para sua recuperação.

- Descobri a Bikram Yoga em uma viagem a Nova York. Além do aspecto desafiador, as aulas me trouxeram uma sensação de paz e tranquilidade que eu ainda não tinha vivenciado. Quando voltei ao Brasil procurei saber mais sobre a prática e resolvi testar se esta yoga me ajudaria com o meu joelho – conta Suzana.

Depois de uma semana de prática intensa, Suzana percebeu que a dor no joelho não era mais o foco. A sensação de segurança, liberdade e satisfação tomaram conta da ex-fotógrafa, que aos poucos foi se livrando de cada uma das dores e voltou a correr.

- A minha melhora foi muito além da recuperação física, foi emocional. Após essa semana percebi que a raiva que eu sentia tinha se ido e eu me sentia em paz. Descobri que essa sequência de posturas não somente equilibra o emocional, mas também irriga os órgãos, desintoxica o sistema e realinha o corpo. Por isso, acredito fielmente que a "hot yoga" serve como um complemento para corridas e para evitar lesões – diz Suzana.

Assim como ajudou Suzana, a "hot yoga" também é recomendada como atividade complementar para várias modalidades esportivas.

- O yoga leva à união da mente com o corpo e, consequentemente, à consciência de habitar um corpo e como viver livremente dentro dele. Conhecer seus limites e saber respeita-los é imprescindível para evitar lesões. E como as posturas tem o objetivo de trabalhar o corpo profundamente de dentro para fora, elas fortalecem até mesmo os músculos mais próximos dos ossos, o que significa que os ligamentos e tendões poderão se recuperar e reestabelecer a fáscia, a fina película que envolve todas as partes internas do nosso corpo – explica Teka.

Mas é preciso ter cuidado. Apesar de a prática estar liberada para todas as idades e condições físicas é preciso atenção.

- Durante as aula tente o seu melhor, mas preste atenção nos sinais que seu corpo manda, mantenha o foco e seja paciente. Aos poucos você vai melhorando cada postura. De nada adianta se alongar além do necessário se a postura está errada. Além de não ter benefícios, ainda corre-se o risco de forçar algum músculo ou tendão. Por isso é importante focar nas instruções e, sempre que tiver dúvidas, conversar com o professor no final da aula. Também é importante avisar antes da aula caso tenha alguma doença ou está se recuperando de uma lesão – alerta EunSeong.
Antes da Aula

Os cuidados são simples, mas extremamente necessários para que você tenha uma boa experiência.

* Evite refeições pesadas antes da aula e tente não se alimentar até duas horas antes.

* Beba muita água antes e depois da aula.

* Vista roupas confortáveis e leves. Evite calça comprida e roupas que algodão. Lembre-se que o ambiente é quente e você vai suar bastante.
No Estúdio

Não é preciso experiência, mas seguir algumas regras é essencial.

* Chegue alguns minutos antes para pegar um bom lugar e evitar o constrangimento de encontrar a sala fechada. Além de desrespeitoso, alguns professores não permitem a entrada depois que a aula começa.

* Vá ao banheiro antes da aula para evitar distrações.

* Deixe os sapatos e objetos pessoais do lado de for a da sala.

* Os únicos itens permitidos dentro da sala são o tapete, a toalha e a garrafa d’água.

* Observe a orientação do professor. Enquanto alguns preferem que você não enxugue o rosto, outros preferem que você beba água em um momento específico.

* Tente permanecer na sala até o final da classe. Se você se sentir muito cansado, o que é muito comum quando se é iniciante, deite-se no tapete e descanse um pouco.

* Valorize o silêncio e lembre-se que ioga é uma prática de disciplina! As regras podem soar chatas, mas são importantes para manter e desenvolver a concentração.

ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Matéria publicada pelo site Eu Atleta.

Hatha Yoga

Academia com as melhores instalações em Belo Horizonte

Bioimpedância grátis, só na Academia Êxito do barro preto em BH

Academia


Assessoria e Gestão esportiva

Go Fit Sports

Personal Kids

Esportes Coletivos

Natação

Go Fit Sports, fitness no seu condomínio

Fitness no seu condomínio

Hidroginástica

Colônia de Férias

Ginástica Laboral

Natação Kids

Tênis Kids

Gestão esportiva tem como proposta oferecer
atividade física e esportiva


Atividade física no conforto de sua casa

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Assim como era no princípio , agora e sempre.

Em nome do Pai, Filho, Espirito Santo Amém…

ADQUIRA SUA MENSALIDADE ONLINE NO BODY TICKET

Tags da Academia