Verão estação mais esperada do ano

31/12/2010

Verão estação mais esperada do ano

Verao Estacao Mais Esperada Do Ano

Operação verão.

A estação mais esperada do ano também pode ser a mais prejudicial à saúde. Mas medidas simples evitam que o calor provoque problemas como queimaduras de segundo grau e até intoxicação alimentar.

O verão é a estação mais esperada do ano para a maioria dos brasileiros. Hora de reunir a família, pegar a estrada e conhecer lugares paradisíacos. Para elevar ainda mais a temperatura, o horário de verão convida as pessoas a ficarem mais tempo debaixo do sol. Irresistível, não é mesmo?

Nem tanto. A busca pelo bronzeado perfeito pode causar graves males à saúde. Se, para uns, verão é sinônimo de férias, praia e sol, para outros, é certeza de manchas, bolhas e micose. Buscando evitar que o sol forte estrague a temporada, médicos reafirmam a importância do uso do protetor solar. "Esse produto é tão importante que deveria ser vendido com receita médica", afirma o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Pessoas de pele muito branca devem usar filtros com FPS 45. Já aquelas de pele negra podem escolher filtros com FPS entre 20 e 30

O protetor solar ainda é o principal aliado da pele contra os raios ultravioleta. Segundo os médicos, os raios mais perigosos são os UVA, que provocam envelhecimento precoce, e os UVB, que causam câncer de pele. O período de maior incidência dos raios solares sobre a Terra é das 10h às 17h. Por isso, os médicos não se cansam de repetir que as pessoas só devem ir à praia (ou à piscina) antes das 10h ou depois das 17h. "Mesmo nesses horários, o sol já transmite os raios UVA. Eles podem até não ser tão nocivos à saúde quanto os UVB, mas também devem ser evitados", ressalva Drummond.

Ao contrário do que a maioria pensa, os raios ultravioleta não frequentam a praia apenas nos dias ensolarados. Eles também põem em risco a pele dos banhistas em dias frios e nublados. Até debaixo do guarda-sol, ou dentro d'água, eles podem surpreender aqueles mais descuidados. Pouca gente sabe, mas a areia da praia e a água salgada refletem os raios do sol e potencializam seus efeitos. "Pele bronzeada não é sinal de saúde. É motivo de preocupação. Se ficou vermelha, é porque passou dos limites, ou esqueceu o protetor solar em casa", adverte o dermatologista.

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A ESCOLHA DO FILTRO SOLAR



Na hora de comprar o protetor solar, médicos recomendam que se verifique, no rótulo, o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a data de validade. O ideal é que a população use, no mínimo, filtros com fator de proteção solar (FPS) 15. Isso significa que sua pele estará 15 vezes mais protegida do que se você não tivesse aplicado o produto. "Não basta chegar à farmácia e escolher o filtro pela cor da embalagem. Cada tipo de pele pede um produto diferente", salienta o dermatologista Egon Daxbacher, da SBD-RJ. Segundo ele, alguns tipos de pele se queimam muito, e não bronzeiam nunca. Já outros, nunca se queimam, e bronzeiam intensamente.

Entre esses extremos, há outros tipos intermediários. "O certo, para uma pessoa de pele muito branca, é algo em torno de FPS 45. Já as pessoas de pele negra devem usar filtros com FPS entre 20 e 30", sugere Daxbachter. E nunca é demais repetir: filtro solar deve ser aplicado ainda em casa. E reaplicado a cada 90 minutos de exposição.
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DEPOIS DA PRAIA



A exposição prolongada ao sol não causa apenas o surgimento de manchas, bolhas e queimaduras. Algumas doenças de pele, como micose e frieiras, também são mais frequentes no verão. Isso porque elas são causadas por fungos, que procuram locais quentes e úmidos para se desenvolver (veja quadro ao lado).

Tão perigoso quanto não proteger a pele dos raios do sol, é recorrer a fórmulas caseiras de bronzeamento, para garantir um corpo dourado. Uma delas é a de óleo de folhas de figo. A exemplo do limão e do caju, o figo possui uma substância, o psoraleno, que pode causar queimaduras de primeiro e segundo graus (que atingem, respectivamente a epiderme e a derme). "O óleo de folha de figo produz um bronzeamento rápido e barato, mas perigoso. Você não precisa ficar muitas horas na praia para adquirir um bronzeado perfeito. Mas, em compensação, os efeitos são extremamente nocivos", alerta Luiz Macieira, chefe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital do Andaraí, no RJ.

O risco do bronzeamento fácil só não é maior porque a Anvisa proibiu, em novembro do ano passado, o uso de equipamentos de bronzeamento artificial em clínicas de estética. Segundo estimativas, uma sessão de 45 minutos equivale a uma exposição à radiação ultravioleta por oito horas, sob um sol muito forte. "A medicina não recomenda bronzeamento artificial em câmaras de radiação ultravioleta. A exceção é o tratamento terapêutico de doenças de pele, como psoríase e vitiligo", diz Daxbacher.
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Chás, sucos ou refrigerantes? Ainda não inventaram nada melhor para matar a sede e hidratar o organismo do que a água. Há estudos que afirmam: uma pessoa pode ficar até 40 dias sem comer, mas sobrevive apenas 72 horas sem ingerir água. "No verão, é importante beber água várias vezes ao dia, mesmo se você não estiver com vontade. A sede já é sintoma de que o organismo está ficando desidratado", alerta a nutróloga Regina Mestre, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). "Água de coco é outra excelente alternativa de hidratação. Principalmente para quem pratica exercícios físicos".

Todos os dias, o corpo humano elimina cerca de dois litros de água, através do suor, da urina e da respiração. Para evitar a desidratação, os médicos aconselham que seja consumida a mesma quantidade de água - o equivalente, em média, a oito copos. Deste total, pelo menos um deveria ser tomado em jejum, e outro, ao dormir. "Não há um consenso sobre a quantidade ideal de água ser consumida por dia, porque isso varia de indivíduo para indivíduo.



No entanto, ela deve ser proporcional à quantidade eliminada. Acontece que os indivíduos transpiram de maneira diferente. Uns mais. Outros menos", pondera a endocrinologista Vânia Maria da Costa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Mas... como saber se estamos desidratados? Simples. Basta verificar a cor da urina ou do suor. "A urina tem de estar clara e transparente. Se estiver muito amarela, cheirando mal, ou quente, é sinal de que o indivíduo está desidratado", avisa o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A cor do suor também serve de parâmetro. Se a transpiração deixar uma mancha amarelada nas camisetas de cor branca, na região próxima das axilas, cuidado: é sinal de que algumas substâncias, como a ureia, estão muito concentradas no organismo.

Já as bebidas isotônicas só devem ser ingeridas por quem pratica mais de 90 minutos de exercício físico por dia. "Elas funcionam como repositores energéticos. Por isso, só são recomendadas para quem perde muito sódio, potássio e magnésio. Caso contrário, o consumo pode sobrecarregar os rins", ressalva Regina.
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HIDRATAR É PRECISO

A hidratação pode se dar, também, pela ingestão de alimentos. Alguns deles - como alface, tomate e melancia - têm em torno de 90% de água em sua composição (veja o quadro abaixo). "No verão, temos que dar preferência a alimentos leves, frios e nutritivos, como frutas, legumes e verduras, que não demandam muita energia para serem ingeridos", explica a endocrinologista Vânia Maria da Costa, acrescentando que carnes brancas, como as de peixe e frango, são sempre muito bem-vindas.

Ao contrário de dois pratos tipicamente brasileiros e altamente calóricos: o churrasco e a feijoada. "Na estação mais quente do ano, é preciso consumir menos sal e mais água", justifica.

Na estação mais quente do ano, é preciso consumir menos sal e mais água

Os refrigerantes também não são muito indicados. E por um motivo simples: "Além de não matarem a sede, ainda retêm líquidos", resume Regina Mestre. Para quem gosta de saborear uma cervejinha gelada, um aviso: bebidas alcoólicas não hidratam o organismo. Pior: têm efeito diurético. O indivíduo acaba eliminando mais líquido do que ingeriu. E o que dizer dos sucos? "O ideal é que a fruta seja consumida como alimento. Elas são indispensáveis no verão, porque nutrem, hidratam e desintoxicam o organismo. Para matar a sede, no entanto, a melhor opção é a água. Se beber suco de laranja, toda vez que sentir sede, vai engordar mais do que gostaria", previne a nutróloga.

Na hora de escolher as frutas, dê preferência para as de cor amarela, como o mamão. "Elas possuem uma enzima (papaína) que facilita o processo digestivo, e ainda têm betacaroteno, que protege a pele dos raios solares", afirma Regina.

PERIGO À VISTA

No afã de permanecerem mais tempo na praia, algumas pessoas trocam o almoço por lanches improvisados. Até aí, tudo bem. O problema é quando a exceção vira regra. Na praia, alimentos de procedência duvidosa, como sanduíches de maionese e espetinhos de camarão, podem causar intoxicação alimentar.

No ranking dos quitutes que mais inspiram cuidados, o camarão ocupa o primeiríssimo lugar. Os sanduíches "naturais" vêm logo atrás. "A bem da verdade, você nunca sabe como esses sanduíches são feitos. Sob o sol forte, eles podem estragar com facilidade", alerta Vânia. Na dúvida, o melhor a fazer é levar frutas frescas, de casa, para comer na praia.

Ao ar livre, a frequência cardíaca tende a subir de acordo com a temperatura corporal. Assim, a pessoa fica mais cansada
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"Atletas de verão": este é o nome dado pelos especialistas para aqueles indivíduos que, depois de um longo e tenebroso inverno de preguiça e sedentarismo, resolvem entrar em forma para a estação, como se isso fosse um passe de mágica. Decididos a exibir uma silhueta invejável em pouquíssimos dias, chegam a correr riscos desnecessários, como fazer uso de suplementos vitamínicos ou exagerar na prática de atividades físicas, sem qualquer orientação especializada.

"É importante fazer atividade física? É lógico que sim! Mas durante o ano todo, e não apenas no verão. Não dá para achar que será possível compensar um ano inteiro de sedentarismo em apenas alguns dias", alerta o fisiologista Raul Santo de Oliveira. "Antes de fazer qualquer atividade, é preciso passar por uma avaliação médica, física e nutricional", aconselha.

FUJA DO SOL FORTE

Especialistas aconselham praticar esportes logo pela manhã, ou no finalzinho da tarde, para evitar contratempos na hora da malhação. Nada de arriscar uma corrida leve ou mesmo uma simples caminhada nos horários de maior incidência dos raios solares, como ao meio-dia. É desidratação na certa! "Aqueles que praticam atividade física durante o ano inteiro estão mais aptos a enfrentar as altas temperaturas do que os 'atletas de verão'. Os sedentários correm mais riscos de sofrer um mal súbito, porque, na maioria das vezes, são obesos e hipertensos", alerta Raul Santo de Oliveira.

Se beber água é importante, no verão, durante a atividade física, então, nem se fala! Estima-se que, depois de uma hora de exercícios, o corpo elimine cerca de um litro e meio de líquido. Por isso mesmo, é importante que sejam consumidos cerca de 300 ml de água, a cada 20 minutos de exercício. Um brinde, então, ao verão!

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